Nervos Periféricos

Especialista em Nervos Periféricos em São Paulo

O Dr. Luciano Foroni é um Médico Especialista em Nervos Periféricos em São Paulo que une atendimento humanizado e tecnologia de ponta para tratar com precisão e empatia pacientes com problemas relacionados aos Nervos Periféricos.

WhatsApp

Neurocirurgião Especialista em Nervos Periféricos em SP

Com mais de 15 anos de atuação, o neurocirurgião Especialista em Nervos Periféricos em SP, Dr. Luciano Foroni, é formado pela Faculdade de Medicina da USP - FMUSP em Medicina e Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Em constante evolução e crescimento é consolidado Doutor em Ciências também pela Faculdade de Medicina da USP. Entre 2010 e 2017 esteve à frente da Coordenadoria dos Grupos de Neurocirurgia Vascular e de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial do Hospital Santa Marcelina. Como reconhecimento de tantas pesquisas e estudos dedicados à especialidade de neurocirurgia, hoje o Dr. Luciano é membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, além de atuar como Assistente do Grupo de Cirurgia de Nervos Periféricos do Hospital das Clínicas da FMUSP, Neurocirurgião do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo e Coordenador do Centro de Nervos Periféricos do Hospital Samaritano.

Conheça o médico

O que é um Nervo Periférico?

O Nervo Periférico é um conjunto de nervos que tem origem no cérebro/tronco encefálico (nervos cranianos) e na medula (nervos periféricos), responsável por executar a transmissão dos impulsos nervosos originados no cérebro até os órgãos efetores(músculos). Além de ser responsável por levar os estímulos realizados nas extremidades do corpo até o cérebro para serem percebidos como a sensibilidade, por exemplo.

o que é um nervo periférico?

Quais são os Nervos Periféricos?

Entenda quais são os principais nervos periféricos e suas principais funcionalidades.

Nervos Cranianos

Os nervos cranianos são responsáveis pela conexão com o encéfalo, parte superior do sistema nervoso central que controla o organismo. Em humanos, são compostos por 12 pares que partem do encéfalo e o conectam aos órgãos dos sentidos e músculos. As principais funcionalidades dos nervos cranianos estão ligadas aos sentidos como a visão, olfato e paladar.

Agendar

Plexo Braquial

Uma estrutura nervosa na região do pescoço e do ombro, formada pela junção dos nervos que saem da medula e se dirigem ao membro superior, o plexo braquial (PB), é o conjunto de nervos que comandam os músculos do ombro, braço, cotovelo, punho e mão. A lesão desta estrutura leva a paralisias, alterações de sensibilidade e dores que podem incapacitar o paciente.

Agendar

Plexo Lombar

Formado pelos ramos ventrais dos nervos espinhais de L1 a L5, o plexo lombar é responsável por fornecer o suprimento nervoso para a parede abdominal, assoalho pélvico e membros inferiores. O plexo lombar está situado na parte posterior do músculo psoas maior, anteriormente aos processos transversos das vértebras lombares. Caso seja danificado o paciente pode apresentar fraqueza e perda de sensação dos membros inferiores.

Agendar

Plexo Lombossacral

O plexo lombossacral está diretamente ligado à postura e locomoção, por isso, lesões nessa região oferecem riscos relacionados à incapacidade de sustentação do corpo. É formado pelos ramos ventrais dos nervos espinais de T12 a S4, envolvendo um emaranhado de fibras nervosas, que formam os nervos periféricos.




Agendar

Quais são as Lesões dos Nervos Periféricos?

As lesões dos Nervos Periféricos traumáticos podem ser classificadas como abertas que incluem cortes, lacerações, ferimentos por projétil de arma de fogo, e lesões fechadas como estiramentos e contusões. O Dr. Luciano Foroni possui toda expertise e estrutura necessária para tratar o nervo periférico diante das diferentes complexidades com êxito e precisão.

Quais são as Lesões dos Nervos Periféricos?
Especialista em Nervos Periféricos em São Paulo

Cirurgia de Nervos Periféricos em São Paulo

O Dr. Luciano Foroni é Especialista em Cirurgia de Nervos Periféricos em São Paulo, procedimento preciso e eficaz para reconstrução do nervo periférico.

Pós-operatório


O pós-operatório da cirurgia de reconstrução do Nervo Periférico em SP é iniciado com a imobilização do membro que passou pela reconstituição de nervo, dentro do centro cirúrgico, e que assim permanecerá pelo período de três semanas para que o nervo reconstruído não se solte e dê tempo de ser integrado no lugar desejado. Após esse período, o paciente deve retornar ao trabalho de Reabilitação com Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional, ou seguindo outras recomendações específicas determinadas pelo neurocirurgião de nervo periférico em SP,

Agendar

Recuperação


Com o nervo reconstruído começa o processo de recuperação. O tempo de recuperação da  é variável e pode começar depois de três meses da cirurgia, ou mais de um ano para começarem a aparecer os primeiros sinais de que vai melhorar. O resultado final pode ser avaliado no período de dois a três anos depois da cirurgia, em acompanhamento regular no pós-operatório com o especialista em nervo periférico em SP para se perceber e documentar a evolução. Em alguns casos, pode ser necessário fazer mais de uma cirurgia ou algum tipo de tratamento secundário (transferência de tendões, por exemplo),

Agendar

MÉDICO HUMANIZADO

O Dr. Luciano Foroni é um Médico humanizado, que tem como principal objetivo oferecer tratamento individualizado e empático no tratamento dos nervos periféricos. Focado na restauração da saúde e do bem-estar do paciente, unindo tratamento de excelência com atendimento gentil e respeitoso para a resolução dos problemas de saúde do paciente.

Agendar
Share by: