Plexo Braquial

Especialista em Plexo Braquial em São Paulo

O Dr. Luciano Foroni é um Médico Neurocirurgião Especialista em Plexo Braquial em São Paulo. Com mais de 15 anos de atuação, tornou-se referência em atendimento humanizado e especializado, tratando casos simples e complexos para promover saúde e bem-estar.

WhatsApp

Neurocirurgião Especialista em Plexo Braquial em SP

O Dr. Luciano Foroni, Neurocirurgião Especialista em Plexo Braquial em SP formado em Medicina pela USP e Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Em constante evolução e crescimento fez doutorado em Ciências também pela Faculdade de Medicina da USP. Médico há mais de 15 anos, esteve à frente da Coordenadoria dos Grupos de Neurocirurgia Vascular e de Cirurgia de Nervos Periféricos e Plexo Braquial do Hospital Santa Marcelina, entre os anos de 2010 e 2017. Após anos de pesquisas e especializações o Doutor foi nomeado Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, além de atuar como Assistente do Grupo de Cirurgia de Nervos Periféricos do Hospital das Clínicas da FMUSP, Neurocirurgião do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo e Coordenador do Centro de Nervos Periféricos do Hospital Samaritano.

Conheça o médico

O que é Plexo Braquial?

O Plexo Braquial é o conjunto de nervos responsáveis pelos movimentos e pela sensibilidade das regiões do ombro, braço, antebraço e mão. Formado comumente pelos nervos espinais provenientes das raízes nervosas de C5, C6, C7, C8 e T1, ou seja, nervos que saem da medula espinhal na região lateral da coluna cervical no pescoço e no início da coluna torácica.

O que é Plexo Braquial?
Especialista em Plexo Braquial em São Paulo

Nervos formados a partir do Plexo Braquial ?

Conheça quais são os nervos formados a partir do plexo braquial.

Nervo mediano

Nervo ulnar

Nervo radial

Nervo axilar

Nervo musculocutâneo

Nervo supraescapular

Nervo escapular dorsal

Nervo torácico longo

Nervo peitorais lateral e medial

Nervo cutâneo medial do braço

Nervo cutâneo medial do antebraço

Nervo toracodorsal

Nervo subescapulares superior e inferior

Nervo para o músculo subclávio

Lesões do Plexo Braquial em adultos

As principais causas de lesão do Plexo Braquial incluem acidentes de motocicletas, automóveis, quedas, ferimentos por projétil de arma de fogo (tiro), ferimentos por arma branca (faca, vidro, etc.), tumores e alterações inflamatórias. A complicação acomete principalmente jovens do sexo masculino.

WhatsApp

Lesões do Plexo Braquial em Bebês

As lesões do Plexo Braquial em bebês podem acontecer durante o nascimento provocada pela tração do plexo durante o trabalho de parto. Isso porque, durante o trabalho de parto pode haver o travamento do ombro do bebê na bacia da mãe, chamado de distocia de ombro, além também de ser causada pela desproporção entre o tamanho do bebê e o canal de parto (macrossomia), fratura da clavícula do bebê, diabetes durante a gestação e múltiplas gestações.

WhatsApp

Manifestações das Lesões do Plexo Braquial

As manifestações do Plexo Braquial podem se manifestar de diferentes formas. Por ser uma estrutura muito complexa, as lesões podem comprometer total ou parcialmente os elementos do plexo braquial. E, caso seja uma lesão parcial, as lesões podem ocorrer em locais diferentes e causar manifestações diferentes. Daí a importância de ser avaliado por um médico especialista em plexo braquial SP, para que a lesão seja identificada adequadamente e o tratamento realizado de forma individualizada, eficaz e segura.

Manifestações das Lesões do Plexo Braquial

Cirurgia de Plexo Braquial em São Paulo

A cirurgia do Plexo Braquial em São Paulo é realizada para reconstruir o nervo. No entanto, o método de realização será definido de acordo com o tipo e grau de complexidade da lesão. A cirurgia é comumente iniciada com a exploração da região do plexo braquial e dos nervos relacionados, a seguir de uma limpeza, chamada de microneurólise, retirando toda a fibrose gerada pelo traumatismo e pelo processo de cicatrização. Pode ser necessário utilizar enxertos de nervo, geralmente retirados da perna (nervo sural), para se reconstruir o plexo braquial.

Pós-operatório


No pós-operatório da cirurgia de Plexo Braquial em SP, o paciente sairá do Centro Cirúrgico com o membro imobilizado, que permanecerá pelo período de três semanas,  para que o nervo reconstruído não se solte e dê tempo de ser integrado no lugar desejado. Contudo, em alguns casos específicos o médico para plexo braquial em SP poderá indicar diferentes recomendações ao paciente.

Agendar

Recuperação


O tempo de recuperação do paciente pode variar de 3 a 12 meses ou mais. A recuperação depende de diferentes fatores como grau de lesão, idade, intervalo de tempo entre a lesão e a cirurgia, constituição e capacidade individual do paciente, além do tipo de cirurgia que foi realizada e a realização das atividades regulares de reabilitação, entre outros. O nervo reconstruído precisa se regenerar e alcançar o músculo-alvo ou a pele-alvo para então começar a recuperar.

Agendar

MÉDICO HUMANIZADO

O Dr. Luciano Foroni é um Médico humanizado, que tem como principal objetivo oferecer tratamento individualizado e empático no tratamento de lesões do plexo braquial. Focado na restauração da saúde e do bem-estar do paciente, une tratamento de excelência com atendimento gentil e respeitoso para a resolução dos problemas de saúde do paciente.

Agendar
Share by: